domingo, 27 de janeiro de 2013

Primeiras impressões: Hyundai HB20X

Os dois modelos que faltam para completar a linha HB20, da Hyundai, chegam praticamente juntos. O primeiro deles é a versão aventureira do hatch, o HB20X, que começa a ser entregue em 20 de fevereiro, por preços sugeridos entre R$ 48.755 (Style manual) e R$ 54.455 (Premium automático). Ele foi a atração da montadora no Salão de São Paulo, em outubro passado. Já a versão sedã, mantida em segredo, está prevista para estrear em março, mas ainda não tem os preços divulgados.
Confira a tabela de preços do novo Hyundai HB20X
Style Manual - R$ 48.755,00
Style Automático - R$ 51.955,00
Premium Manual - R$ 51.255,00*
Premium Automático - R$ 54.455,00*
(*Válido para qualquer opção de rádio)
Pintura:
Metálica - R$ 1.045,00
Perolizada - R$ 1.245,00
O HB20X é, na verdade, um hatch com aplicações de crossover, o que se traduz por mudanças estéticas como para-choques dianteiros e traseiros redesenhados na cor preta, vincos mais marcados para dar um ar esportivo, grade em formato hexagonal, novo desenhos dos faróis de neblina e faróis com máscara negra misturada a detalhes cromados. Para completar o visual, a coluna B (central ao olhar o carro de lateral) também recebe a cor preta.
Internamente, o modelo se difere do HB20 “normal” pelos bancos com costura dupla no tecido e pedaleiras esportivas prateadas, na versão Style, ou em alumínio, na versão Premium, esta última ainda leva revestimento do volante e da manopla de câmbio em couro.
concorrentes HB20X (Foto: Arte G1) Na estrutura do carro, as únicas alterações feitas foram o aumento da rigidez da suspensão, o que deixou o hatch mais firme ao dirigir, e a altura em relação ao solo 40 mm maior. O motor é o mesmo 1.6 do HB20, o 16V DOCH CVVT flex de 128 cavalos de potência (etanol) a 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque máximo a 5.000 rpm. Há ainda a opção de câmbio manual (5 marchas) ou automático (4 marchas) tanto para a versão Style quanta para a Premium.
De acordo com a Hyundai, o modelo ganhou a etiquetagem B do Inmetro, no programa que avalia o consumo de combustível de carros à venda no Brasil, por oferecer autonomia de 565 km com o tanque de 50 litros abastecido com gasolina e em percurso urbano. As notas do instituto vão de A, para os mais eficientes, a E.
Hyundai HB20X (Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)Destaque para o sistema de áudio
(Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)
Itens extras
Para justificar também a diferença de preço para o HB20 sem os apliques “cross”, que sai por R$ 42.995 na versão 1.6 Comfort Style, o HB20X oferece ainda áudio Hyundai BTH com Bluetooth e comandos no volante. A versão Premium oferece também chave com comando de abertura e fechamento dos vidros, acendimento automático dos faróis e alarme com sensor de presença e inclinação.
Do HB20, a versão X herda ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo e contornos das saídas de ar, da manopla e dos botões de áudio no volante na cor preta. Como em todos os HB20 1.6, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) são itens de série. Os pneus são os mesmos, já que a Hyundai optou por não adotar pneus mistos na versão aventureira.
Hyundai HB20X (Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)Mudanças não influenciam a condução
(Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)
Ao dirigir
O G1 avaliou o carro em um percurso de Guarulhos (SP) a Campos do Jordão (SP), de pouco mais de 200 quilômetros. Como era de se esperar, as mudanças estéticas não influenciam em nada a condução de dirigir e nem o tipo de acabamento. São meros detalhes que cabem ao consumidor achar se valem a pena bancar ou não. O HB20X mantém o alto padrão de qualidade de acabamento visto no HB20 e que, junto com o design, chamou tanto a atenção dos consumidores ao considerar a categoria que ele faz parte.
Em relação à posição de dirigir, nada se difere do HB20 normal. A ergonomia é bem confortável, a visibilidade é boa, mas não dá uma sensação nova ao condutor, como acontece com o Volkswagen CrossFox em relação ao Fox.
Hyundai HB20X (Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)Hyundai HB20X perde fôlego nas subidas
(Foto: WM PHOTO STUDIO / Divulgação)
Na terra, os 40 mm a mais de altura em relação ao solo também não fizeram diferença, até porque a estrada acidentada do teste, onde qualquer automóvel passaria, não exigiu muito do carro.
Essa altura é mais para reforçar a sensação de que se trata de um carro diferente do HB20 do que qualquer outra coisa. Diferença mesmo faz a suspensão mais firme, que dá mais segurança nas curvas de estradas e ao passar ou desviar dos buracos em off-road. De maneira geral, o carro é estável, apesar de chacoalhar bem quando passa por obstáculos (o que inclui lombadas e valetas).
Já o motor desenvolve de forma muito satisfatória a aceleração do carro nas retas, com bom desempenho do câmbio automático, mas deixa muito a desejar nas subidas. Ele perde o pique rapidamente, o que obriga reduções de marchas para segunda e primeira. Ao perder rapidamente a empolgação em aclives mais íngremes, a condução fica sem graça, lembrando que o HB20X só tem na versão 1.6 e que os circuitos "off-road" exigem mais do carro.
Hyundai HB20X (Foto: WM PHOTO STUDIO/Divulgação)Espaço dos bancos traseiros
(Foto: WM PHOTO STUDIO/Divulgação)
Outro sacrifício do HB20X, ao considerar seus principais concorrentes CrossFox e Renault Sandero Stepway, é o espaço pequeno para as pernas dos passageiros traseiros, ainda mais se o motorista for alto. Ou seja, na hora de fazer viagens que exijam mais bagagens, contar com os assentos traseiros para deixar um travesseiro, mala pequena ou sacolinha que não coube no porta-malas pode sacrificar o bem estar de que vai atrás.
Conclusão
O custo-benefício do HB20X não chega perto do HB20, mas a Hyundai aposta nele como imagem em um nicho que cresce no Brasil, especialmente entre o público feminino. De acordo com o gerente de produto da Hyundai do Brasil, Rodolfo Stopa, o segmento de modelos com estética "aventureira" cresceu 9% em 2012 sobre 2011, para 91 mil carros.
A ideia da montadora sul-coreana é vender 10 mil unidades do HB20X anualmente. “Entre HB20, HB20X e o sedã queremos vender 150 mil unidades no ano”, afirma Stopa, referindo-se à capacidade da fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo.
Mais uma vez, dentro das opções do mercado, cabe ao consumidor gostar do visual do carro e achar que vale a pena colocar dinheiro em mudanças mais estéticas do que funcionais, apesar dos itens extras. De forma geral, faltam surpresas nesta área "cross" do mercado brasileiro de compactos.

Fonte: G1.com.br

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Volkswagen mostra SUV conceitual que roda até 36 km/l de combustível

A Volkswagen apresentou um novo carro conceitual, que usando um sistema de propulsão híbrida, pode rodar até 36 quilômetros com um único litro de combustível. O CrossBlue é um utilitário esportivo com motorização a diesel e um par de motores elétricos, que garantem sua alta autonomia.
Além de um belo exercício de design, CrossBlue tem soluções interessantes para reduzir o consumo de combustível (Foto: Divulgação)
O modelo foi construído sobre a plataforma do Golf e usa a ideia da propulsão híbrida de uma forma mais aprofundada do que os modelos que estão hoje à venda no mercado. O CrossBlue possui, na parte da frente, dois motores: a unidade a combustão, movida a diesel, combinada com um motor de menos capacidade, elétrico, operando na típica configuração híbrida.
Na parte traseira, a Volkswagen acoplou um segundo motor elétrico, maior e mais forte, responsável por mover as rodas traseiras. Essa configuração permite ao SUV tração integral quando necessário e torna o consumo de combustível e a distribuição de energia elétrica para seus motores muito mais racional. O CrossBlue possui, também, um sistema embarcado que monitora as condições de rodagem do carro para determinar se a energia elétrica é mesmo necessária naquele momento. Se não for, ela acaba sendo direcionada para as baterias do carro.
Além de recarga através do reaproveitamento da energia cinética, as baterias do CrossBlue podem ser recarregadas na tomada. Totalmente abastecido de eletricidade, o conceito é capaz de rodar até 22 quilômetros usando exclusivamente seus propulsores elétricos.
Imagem revela as entranhas do complexo sistema de propulsão com três motores (Foto: Divulgação)
A tecnologia continua no interior do CrossBlue. Nos descansos para a cabeça do motorista e do passageiro foram colocados iPads mini. Voltados para o banco traseiro, a ideia é que os tablets proporcionem distração aos ocupantes do veículo. Ainda conceitual, algo parecido com o CrossBlue pode ser esperado na linha da Volkswagen no prazo de dois anos.