domingo, 9 de dezembro de 2012

Designer propõe reedição da clássica Mercedes 300 SL

O designer Slimane Toubal resolveu criar uma releitura de um dos desenhos mais clássicos da história do automóvel. Slimane criou uma nova versão para a Mercedes 300SL, que marcou época por conta das portas que abriam num ângulo que lembrava o bater das asas de uma gaivota. Marca do modelo original dos anos 1950, a característica foi mantida no conceito da nova Mercedes, imaginada para entrar em produção no ano de 2015.
Modelo clássico da Mercedes ganha nova vida com o conceito de Silame (Foto: Reprodução)Modelo clássico da Mercedes ganha nova vida com o conceito de Slimane (Foto: Reprodução)
Insatisfeito com o modelo Mercedes SLS, criado pela marca alemã para oficialmente ser o sucessor da 300SL, o designer, que tem experiência no departamento de criação de grandes montadoras, resolveu criar a sua versão. No modelo de Slimane, linhas mais ariscas, teto baixo, nariz prolongado e as portas asa de gaivota recuperam toda a classe da 300SL.
As portas asa de gaivota são uma marca registrada do roadster (Foto: Reprodução)As portas asa de gaivota são uma marca registrada do roadster (Foto: Reprodução)
O projetista francês, que já trabalhou para montadoras como Audi, Honda, Peugeot e Citröen, criou o modelo conceitual em seu tempo livre como um exercício de criatividade. O resultado foi um carro que possui mais identidade com a Mercedes 300SL clássica do que o modelo SLS, lançado pela Mercedes.

Mercedes revela conceito Ener-G-Force, um utilitário esportivo elétrico

A Mercedes-Benz resolveu rever os princípios básicos dos utilitários esportivos. O conceito Ener-G-Force, apresentado no salão do automóvel de Los Angeles, é um SUV (sport utility vehicle) voltado para o off-road, mas muito mais amigável ao meio-ambiente do que os modelos comuns, normalmente movidos a gasolina e diesel.
Utilitário foi criado com quatro motores, um em cada roda, e um sensor topográfico (Foto: Divulgação)O Ener-G-Force foi pensado para não usar qualquer tipo de motor a combustão, seja a diesel ou a gasolina. A opção dos projetistas da Mercedes foi acoplar um conjunto de motores elétricos, movidos a partir da energia gerada por células de hidrogênio. Cada roda terá seu próprio motor, o que pode garantir um sistema independente de tração muito interessante para um carro que encampa a ideia de andar com facilidade sobre todo o tipo de terreno. Como o carro é destinado a enfrentar terrenos muito irregulares, e mesmo inóspitos para um veículo, ele possui tração integral. No teto do carro, um sensor topográfico monitora o espaço e fornece dados ao motorista sobre as condições do percurso, que permitirão ao condutor tomar decisões para configurar a suspensão e o câmbio do carro da melhor maneira possível para superar os obstáculos. O funcionamento dessa tecnologia poderá ser, também, automatizado: um computador recebe as leituras topográficas e, sozinho, faz todos os ajustes mecânicos.
A principal tecnologia prevista para o Ener-G-Force, reatores que convertem água em hidrogênio para alimentar as células de combustível, ainda não está disponível. Por causa dessa e de outras limitações, a Mercedes espera que um carro como o Ener-G Force só deixe de ser um conceito em 2025.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Cuidados com Bateria Automotiva

1. Com qual freqüência devo checar a água da bateria?
Uma ou Duas vezes a cada 3 meses. 1 vez por semana se a bateria é mais velha do que 1 ano e meio.
2. Como você remove a tampa da bateria?
Baterias tem tipos diferentes de tampas. Algumas tem tampas que você remove com os dedos, algumas precisam de uma moeda para desparafusar e outras você simplesmente pode puxar.
3. Tem alguma importância usar água da torneira ou água destilada?
Sim. Voê precisa usar água destilada por causa do mineral contido na água da torneira. Nossa água contém uma grande quantidade de lima. A lima impregna o compartimento da bateria causando uma célula na bateria que inibe a correta operação da célula de ácido.
4. Quanta água eu devo colocar?
Algumas baterias tem uma marca para nível Baixo e Alto. Contudo, algumas baterias não tem indicador de marca, indicando aonde colocar a água. Neste caso você deve preencher a bateria onde o nível de água esta abaixo da tampa da bateria, quando a tampa é recolocada.
INDICADORES DOS NÍVEIS DE BATERIA
Baterias com texto e linha marcando níveis Minimos e Máximos
LOWER = Minimo
UPPER = Maximo
Bateria com 2 listas indicando o nível máximo

Para Baterias sem indicadores, a água deve estar abaixo do nível mais baixo da tampa.
5. O que acontece se você colocar água demais?
Se você colocar muita água na bateria, quando o carro der partida, o ácido vai espirrar. A reação dentro da bateria quando o carro da partida ocasiona causa o nível da água subir. Se tiver muita água na bateria, a água excessiva da reação irá causar um vazamento. Isto faz com que precioso ácido dentro da bateria seja perdido. O ácido é o conduente que faz a eletricidade fluir. O ácido causa corrosão se em contato com metal.
6. O que acontece quando o nível de água esta baixo?
Dois sérios problemas ocorrem quando a água atinge um nível muito baixo. Há um aumento de calor e deterioração das placas da bateria. Isto impede a bateria de carregar e destrói as placas. Igual quando há um sobrecarregamento esta destruição irá acontecer em 5 meses.
7. Quando você deve checar a Voltagem?
Quando uma luz acende em seu painel e continua acessa após a partida. Algumas luzes piscam enquanto você estiver dirigindo. Mas como não são todos os carros que possuem este recurso, indicamos um voltímetro especial para monitorar bateria. Ele possui 3 leds (Vermelho - Bateria Fraca) (Verde - Bateria Boa) ( Amarelo - Alternador Funcionando). Clique aqui para ver um produto recomendado.
8. Quanto a voltagem deve ter?
Para carros modernos a gasolina, a voltagem sugerida deve ser 20% maior do que a voltagem da bateria quando ele estiver em movimento. Por exemplo, com uma bateria de 12 volts, a voltagem de leitura deve ser 14,4 volts (20% de 12 volts é 2,4 o que somados 12 + 2,4 = 14,4 ) 
9. O que pode ser a causa de uma voltagem baixa?
Uma corrente muito baixa do alternador, mal funcionamento do sistema de carga ou uma bateria defeituosa.
10. Quando eu sei que a bateria precisa de carga?
Você deve levar sua bateria a um especialista para testá-la. O especialista irá testar se a bateria esta em serviço correto. (ex: irá checar o nível de água, voltagem e sua capacidade de fornecer corrente) ele possui equipamento para este teste.
11. Geralmente quando preciso trocar a bateria?
Algumas baterias tem 3½ anos de vida. Importadas normalmente, você deve verificar em cima da bateria a data de validade. Baterias brasileiras tem em média 2 anos de via.
12.Como eu posso estender a vida da bateria?
Faça a manutenção correta da bateria.
Use inspeções freqüentes.
Tenha certeza que os pólos e as garras da bateria estejam limpos.As pontas podem ser limpas com uma escova de aço. ou um produto para limpar contato.
Tenha certeza que sua bateria esteja instalada corretamente, Ex: as presilhas que seguram a bateria no veículo devem estar bem presas impedindo que a bateria pule ou vire de lado. Os solavancos que uma bateria recebe, especialmente quando usadas em buracos, trilhas, irá consumir 6-8 meses da vida da bateria.
Instale uma bateria correta para atender as necessidades de energia do seu veículo, é melhor ter uma capacidade de reserva do que ter uma bateria pequena.
Quando deixar o veículo parado por longos períodos de tempo, em fez de ficar ligando o veículo por 20 minutos 1 vez por semana , você pode ligar um carregador de bateria Inteligente, que evitará da bateria perder a capacidade de armazenamento e prolongará a vida útil dela. Clique aqui na sugestão.
Evite de dar cargas em carregadores de Auto Elétrico, pois como eles tem sempre vários clientes, não podem deixar a bateria carregando com a amperagem ideal, forçando uma carga rápida, aquecendo as placas que ira perder em 10% o poder de armazenamento da bateria.
Evite Fazer "chupetas" ou cabos de transferência, ou dar trancos no carro, pois igualmente, o alternador é forte e quando a bateria esta bem fraca ele irá carregar muito rápido a bateria, que também irá reduzir a vida da bateria. Este procedimento só deve ser usado em emergência. Veículos que por exemplo tem o alternador danificado, e o motorista da tranco para pegar o carro (ou faz uma "chupeta") após umas 10 vezes , mesmo ele arrumando o alternador provavelmente terá que trocar a bateria. Isto é muito comum.
13. O que causa a bateria perder a força?
Consumindo mais do que você esta colocando. Quando o carro esta ligado, o alternador do veículo recarrega a bateria. Se você fizer algo para consumir a bateria mais rápido do que ela esta carregando, você irá drenar a bateria. Amplificadores de Potência para som automotivo são comuns responsáveis por isso. Quando o carro esta desligado, a bateria não esta sendo carregada. Qualquer equipamento ligado quando o carro esta desligado irá drenar a bateria. Deixando as luzes ligadas ou ouvindo música são comuns causadores da bateria "arrear".
14. Tem alguma coisa que você nunca deva fazer com a bateria?
Nunca exponha ela a chamas. Gases emitidos pela bateria podem ser explosivos.
Nunca Curto-Circuite a bateria. Ela pode explodir.
Previna a água contida dentro da bateria de entrar em contato com a pele ou olhos, ela é acida.
Nunca incline sobre a bateria enquanto ela estiver sendo carregada ou usando "chupeta"
Não levante a bateria pelos lados. Aplicando pressão aos lados pode causar o ácido da bateria vazar, especialmente baterias com caixas plásticas. Use um cabo, cinta, madeira ou levante com as suas mãos pelos cantos.