terça-feira, 31 de julho de 2012

Colecionadores de carros antigos raros fazem exposição em SP

  • Puma GTS 1976 participou do 4º Encontro de Veículos Antigos de Sertãozinho, SPMercedes-Benz 2205 de 1965 em Sertãozinho, SPAdmirador fotografa o Fusca 1968 em Sertãozinho, SPVolkswagen Karmann Ghia 1975O conversível esportivo Volkswagen Karmann Ghia 1968 em exposição em Sertãozinho, SPO Galaxie 500, modelo 1979, da Ford Ford Maverick 1974 no 4º Encontro de Veículos Antigos de Sertãozinho, SPO Ford Roadster, ou o Fordinho Baratinha, de 1929 tinha o curioso banco da sogra O clássico Ford A de 1929 na praça da Matriz em SertãozinhoDodge Polara 1966 foi um dos cerca de 150 carros antigos exibidos em Sertãozinho, SPDkw Vemag em exposição na cidade de Sertãozinho, SPChevrolet Brasil  1962 no 4º Encontro de Veículos Antigos de SertãozinhoCadillac de 1959 pertence a colecionador de Sertãozinho, SP

BMW mostra scooter elétrico que chega a 120 km/h

A BMW segue mostrando a evolução de seu scooter elétrico. Após a apresentação de dois conceitos em 2011, com desempenhos limitados, a terceira geração do veículo foi apresentada com o nome de C evolution. Características como velocidade máxima de 120 km/h (limitada eletronicamente) e potência máxima de 35 kW, equivalente a 47 cavalos de potência, mostram que o scooter está próximo de ganhar as ruas. Segundo a empresa, o C evolution trata-se de um protótipo "próximo da produção".
BMW C evolution (Foto: Divulgação) Ainda de acordo com a fabricante, o modelo possui autonomia de cerca de 100 km e faz de 0 a 60 km/h com desempenho similar aos scooters C 600 Sport e C 650 GT da BMW. O conjunto segue com freios ABS e possui sistema regenerativo de energia nas reduções de velocidade.
BMW C evolution (Foto: Divulgação)Este sistema funciona tanto nas frenagens, como no momento em que se para de acelerar, pois a marca introduziu no modelo dispositivo que simula o freio motor.Os freios são compostos por duplo disco de 270 mm, na dianteira, e disco simples de 270 mm, na traseira. As rodas de de 15" polegadas e são leves ajudam a diminuir a resistência nos deslocamentos, recebendo a ajuda de pneus especiais que possuem atrito 25% menor. O C evolution não possui chassi inteiriço, como as motos comuns. Neste caso, as baterias são utilizadas como apoio central para sub-chassis, na dianteira e traseira. Além disso, serve de apoio para a balança traseira. O painel de LCD é moderno e mostra como está a energia da carga. A transmissão é feita por correia e o alternador possui sistema de refrigeração líquida.
C evolution possui painel de LCD (Foto: Divulgação)

10 motos mais caras do Brasil

Veja as dez motos mais caras do Brasil:
1. MV Agusta F3 Serie OroOnde é produzida: Itália
Motor: três cilindros de 675 cm³
Potência: 126 cv
Preço: R$ 170.000



MV Agusta F4 RR Corsa Corta (Foto: Divulgação)
1. MV Agusta F4 RR Corsa
Onde é produzida: Itália
Motor: 4 cilindros de 998 cm³
Potência: 201 cavalos
Preço: R$ 170.000



BMW K 1600 GTL (Foto: Divulgação)
3. BMW K 1600 GTL
Onde é produzida: Alemanha
Motor: 6 cilindros de 1.649 cm³
Potência: 160 cv
Preço: R$ 108.500



Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide CVO  (Foto: Divulgação)
4. Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide CVO
Onde é produzida: Estados Unidos
Motor: V2 de 1.802 cm³
Potência: n/d
Preço: R$ 104.900



BMW K 1600 GT (Foto: Divulgação)
5. BMW K 1600 GT
Onde é produzida: Alemanha
Motor: 6 cilindros de 1.649 cm³
Potência: 160 cavalos
Preço: R$ 99.500



Honda GL 1800 Goldwing (Foto: Divulgação)
6. Honda GL 1800 Goldwing
Onde é produzida: Japão
Motor: 6 cilindros de 1.832 cm³
Potência: 118 cavalos
Preço: R$ 92.000



BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)
7. BMW R 1200 GS Adventure Premium
Onde é produzida: Alemanha
Motor: dois cilindros de 1.170 cm³
Potência: 110 cavalos
Preço: R$ 91.200



BMW K 1300 R Dynamic (Foto: Divulgação)
8. BMW K 1300 R Dynamic
Onde é produzida: Alemanha
Motor: 4 cilindros de 1.293 cm³
Potência: 173 cavalos
Preço: R$ 84.900



Ducati Multistrada S Touring (Foto: Divulgação)
9. Ducati Multistrada 1200 ST
Onde é produzida: Itália
Motor: dois cilindros de 1.198,4 cm³
Potência: 150 cavalos
Preço: R$ 83.900



Ducati Diavel Carbon (Foto: Divulgação) 
10. Ducati Diavel Carbon
Onde é produzida: Itália
Motor: dois cilindros de 1.198,4 cm³
Potência: 162 cavalos
Preço: R$ 82.900

Nissan mostra versão de produção do novo Pathfinder

nissan pathfinder 2013 (Foto: Divulgação)
A Nissan divulgou na última sexta-feira (27), em sua página no Facebook, fotos da versão de produção da nova geração do crossover Pathfinder. O conceito havia sido apresentado em janeiro passado, no Salão de Detroit. Nas fotos, a únicas diferenças para a versão final são os vidros mais claros e a moldura da grade, que aparece toda cromada.
nissan pathfinder 2013 (Foto: Divulgação/G1)Pathfinder atual (esq) e o conceito que deu origem à linha 2013 (Foto: Divulgação/G1)
A nova geração será feita na mesma plataforma do Infiniti JX 2013, da divisão de luxo da montadora japonesa, que tem o motor 3.5 litros V6 com 268 cavalos de potência e 34,2 kgfm de torque a 4.400 rpm. Esse modelo foi visto no Salão de Los Angeles, em novembro passado.
A Nissan, no entanto, não deu detalhes sobre a mecânica do novo Pathfinder. Em Detroit, confirmou que o SUV terá a próxima geração de transmissão CVT, que, segundo a montadora, vai proporcionar 25% de economia de combustível em relação à versão anterior. O carro deverá ser lançado ainda neste ano.
nissan pathfinder 2013 (Foto: Divulgação)

Sedã Hyundai Equus chega ao Brasil por R$ 320 mil

A Hyundai Caoa divulgou nesta terça-feira (31) a chegada do sedã Equus ao Brasil em uma única versão, que custará R$ 320 mil. O sedã importado, modelo 2012, é equipado com motor 4.6 litros de 366 cavalos de potência a 6.500 rpm e câmbio automático com 8 velocidades. A parceira da montadora sul-coreana no Brasil diz que o carro pretende concorrer "em pé de igualdade com os melhores sedãs de luxo do mundo", citando o BMW Série 7 (750i) , Mercedes Classe S (S500) e Lexus LS (460).
hyundai equus (Foto: Divulgação) O modelo conta com teto solar e um filme à prova de som em todos os vidros, diz a Hyundai. No interior, há aquecimento (ou resfriamento) para volante e todos os bancos -que são em couro-, console traseiro com frigobar e multimídia, e cortinas com acionamento elétrico nos vidros traseiros e laterais. As portas têm sistema de fechamento elétrico por sucção: uma vez na posição de fechamento, a trava puxa a porta automaticamente, travando-a, descreve a importadora.
Os faróis são de xênon, com sistema adaptativo em curvas, e lanternas e setas em LED. As rodas são de liga-leve cromadas, com pneus 245/45 18’. O ângulo dos retrovisores laterais é ajustado automaticamente quando o veículo anda de ré. Há câmeras frontais e traseiras.
hyundai equus (Foto: Divulgação) Banco traseiro 'vip'Voltado a executivos que andam com motorista, o modelo tem "mimos" especialmente para o banco traseiro, que a fabricante diz ter "configuração igual à de um jato executivo", com dois assentos separados por um console central. O assento do lado direito é "a poltrona VIP", diz a Hyundai, com ajustes eletrônicos e também com apoio reclinável (eletrônico) para as pernas. Há funções de massagem. No encosto do banco do passageiro, existe uma mesa de madeira.
Outros itens do Equus são painel com monitor de 8 polegadas, rádio, entradas para iPod/USB, CD e DVD, com comandos no volante.
hyundai equus (Foto: Divulgação) Outros equipamentosEntre os equipamentos de segurança estão controle de estabilidade (ESP), nove airbags (condutor, passageiro, lateral dianteiro e traseiro, cortina e para os joelhos do motorista.) e encostos de cabeça ativos eletronicamente. Para melhor gestão do ESP, há o sistema VSM, freio de estacionamento eletrônico (EPB) e piloto automático (que mantém uma velocidade constante e. se um veículo à frente estiver se deslocando mais lentamente, usa os sensores do ESP para manter uma distância segura).
Com tração traseira, o carro tem suspensão a ar auto-ajustável eletronicamente, com Controle Contínuo do Amortecimento (CDC). A direção é com assistência eletro-hidráulica progressiva.
As opções de cores da carroceria são preto, prata e branco. A Hyundai Caoa diz que o Equus é o primeiro veículo do segmento de alto luxo no Brasil a contar com garantia de 5 anos sem limite de quilometragem.

Novo Lexus LS 460 estreia no Brasil em novembro

A Lexus promove o lançamento global do novo LS 460 nesta terça-feira (31). Seguindo os recentes modelos das linhas GS e ES, o novo sedã, carro-chefe da divisão de luxo da Toyota, traz nova grade tipo spindle (que estará presente em todos os lançamentos da marca) e promete dirigibilidade superior. O Lexus LS 460 2013 será vendido no Brasil a partir de novembro de 2012. A lista de equipamentos que fará parte do modelo comercializado no mercado brasileiro ainda será definida, de acordo com a montadora.

O agora "antigo" LS 460 foi um dos três modelos que estrou no Brasil em maio, com a chegada da marca ao mercado brasileiro.
Lexus LS 460   (Foto: Divulgação)“O novo LS 460 tem muita presença e seu design arrojado reflete como a Lexus vem evoluindo. O modelo traz dirigibilidade ainda mais precisa, altos níveis de refinamento e luxo e tecnologia automotiva de ponta”, diz em nota o presidente internacional da Lexus, Kiyotaka Ise.

De acordo com a montadora, o novo LS 460 teve mais de três mil alterações em relação ao seu antecessor, sendo que três delas são inéditas no mercado automotivo mundial e 15 são inéditas para a Lexus. “Com mais de 730 mil unidades vendidas durante seus 23 anos de história, o LS 460 cresceu e evoluiu ao longo do tempo”, reforça Ise.
O exterior do novo LS 460 recebeu modificações em seus detalhes. Pela primeira vez na Lexus, o modelo pode ser equipado com todas as luzes exteriores em LED, incluindo um tubo esculpido em forma de “L” para utilização diurna.
Lexus LS 460  (Foto: Divulgação) Dirigibilidade
Segundo a Lexus, novas técnicas de soldagem a laser e de montagem aumentaram a rigidez da carroceria como um todo, o que aprimora a estabilidade e permite um rodar mais suave e confortável, sem perda na agilidade do veículo.
“O novo volante do LS 460 oferece melhorias que são imediatamente notadas na precisão e nas respostas. O sistema de freios foi aprimorado para aumentar o poder de frenagem imediata e a sensibilidade do pedal”, diz a nota.
O LS 460 conta com um novo sistema de seleção de modo de direção, com cinco opções – ECO, COMFORT, NORMAL, SPORT S e SPORT S+ – para otimizar a combinação preferida do motorista de economia, conforto, performance e dirigibilidade.
Itens de conforto
Melhorias também foram feitas no isolamento acústico de sons vindos do motor, da estrada e do vento. Além disso, o novo sedã de luxo conta com câmaras de redução de ruídos nas rodas, inéditas na história da Lexus, aumentando ainda mais o nível de silêncio no interior da cabine.
Lexus LS 460  (Foto: Divulgação) Os assentos dianteiros foram aprimorados e tanto os controles de temperaturas dos bancos dianteiros e traseiros e o aquecedor do volante podem agora ser automaticamente incorporados na operação do Lexus Climate Concierge, sistema de ar-condicionado e aquecimento que conta com 13 sensores administrados por uma unidade de controle eletrônica.
O interior conta com o chamado Sistema de Iluminação Avançado do mundo, com destaque para a iluminação do interior da cabine no tom branco champanhe e para a iluminação dinâmica em LED do painel de instrumentos.
Lexus LS 460 (Foto: Divulgação) Já o premiado Remote Touch Interface oferece um controle abrangente dos sistemas de informação e entretenimento do veículo por meio de uma tela de LCD de 12,3 polegadas, a maior da indústria automotiva mundial. O sistema de entretenimento do banco traseiro foi reforçado com um Blu-ray player e o de som Mark Levinson é composto por 19 alto-falantes.
Segurança
O carro vem com o novo Advanced Pré-Crash Safety (A-PCS), projetado para assistir o motorista na prevenção e minimização de colisões com outros veículos pedestres em uma ampla gama de velocidades, tanto em estradas como em trechos urbanos. Já o sistema Lane-keeping Assist (LKA) foi aprimorado para oferecer assistência ao motorista em situações de inclinações na pista e ventos laterais, contribuindo para manter o carro em sua trajetória original.

Peugeot confirma produção do 208 GTi

A Peugeot confirmou nesta sexta-feira (20) o que já era esperado: o 208 GTi, apresentado como conceito no Salão de Genebra, em março, entrará em produção. A versão final do compacto esportivo será revelada no Salão de Paris, em setembro.
Peugeot 208 GTi (Foto: Divulgação) O Peugeot GTi é equipado com um motor 1.6 turbo, de 200 cavalos e 28 kgfm de toque, o mesmo que move uma série de carros da marca – 3008, 508, RCZ; esses com a potência limitada a 165 cv. O câmbio é manual, de 6 marchas. Dados da marca francesa apontam para aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos – a velocidade máxima não foi revelada.
Peugeot 208 GTi (Foto: Divulgação) Externamente, o 208 GTi se difere do modelo convencional pelas rodas com desenho distinto, retrovisores que imitam aço escovado e grade frontal com detalhes cromados. Internamente, há contornos vermelhos no painel, no console central e nas saídas de ar, enquanto o volante tem a base redecorada.
Peugeot 208 GTi (Foto: Divulgação)
O Peugeot 208 – em sua versão sem aspectos esportivos – será apresentado no Salão de São Paulo, em outubro, com vendas iniciadas no início de 2013.

Camaro tuning

domingo, 22 de julho de 2012

Primeiro carro 'popular' da Hyundai se chamará HB20 e sai em outubro

A Hyundai do Brasil finalmente desfez o mistério e acaba de revelar o nome de seu primeiro carro 'popular' no Brasil, um projeto até então conhecido pela sigla da empresa: HB. E ele não será batizado de forma tão diferente: dispensando o tradicional "i" dos carros da companhia, o hatch vai se chamar HB20, misturando o nome da montadora com o número 20, como é conhecida a plataforma da qual ele é derivado. A Hyundai diz que o automóvel foi criado a partir do "futuro i20", que ainda não foi lançado e se volta ao mercado europeu.
Mas o HB20, diz a empresa, é um carro totalmente voltado para o consumidor brasileiro -apesar de ter sido inteiramente projetado na Coreia do Sul. O chefe do projeto, Byoung Kweon Kim, explica que pesquisas indicaram que o brasileiro queria um veículo com "desenho estiloso". E que, devido às condições das estradas brasileiras, a Hyundai também focou em resistência.
O pacote de opcionais também foi pensado para o público nacional, mas a montadora diz que ainda não definiu tudo o que será de série e por quais equipamentos o cliente pagará mais para ter. Uma decisão já foi tomada: assim como a maioria de seus concorrentes, o hatch terá freios ABS e airbag duplo apenas como opcionais -por enquanto, já que esses itens de segurança serão obrigatórios nos carros fabricados a partir de 2014.
O modelo será oferecido motor 1.0 e 1.6 flex, este com opção de câmbio automático. E, segundo presidente da Hyundai Brasil, Chang Kyun Han, será vendido por uma rede de lojas exclusivas para os carros fabricados aqui -e não em concessionárias do grupo Caoa, que revende os importados da montadora asiática. A companhia estima que terá de 150 a 200 pontos de venda até o fim do ano, "cobrindo todo o Brasil", diz o executivo. Entre eles, possivelmente haverá lojas que comercializavam carros de outras marcas. Ou até lojas do próprio grupo Caoa, o que a montadora não descarta.

Sem disfarcesNa última quinta-feira (19), o G1 esteve na fábrica de Piracicaba (SP), a primeira da Hyundai na América Latina, e viu o carro sem disfarces -mas fotos não foram permitidas. No entanto, a companhia liberou nesta sexta (20) as primeiras imagens oficiais do hatch, até então visto apenas sob camuflagem. Apesar de não mostrarem o carro por inteiro, as fotos confirmam o "desenho estiloso" que fez a fama da sul-coreana no Brasil.
Houve outras revelações. Segundo o presidente, a fábrica, agora em fase de testes, começará a produzir para venda no fim de setembro e o carro começa a ser comercializado no início de outubro, um pouco antes do Salão do Automóvel de SP, onde será atração do estande da Hyundai juntamente com um protótipo do "SUV looking", que nada mais é do que sua versão "cross". Ela deverá ser produzida somente em 2013, juntamente com um sedã (cuja carroceria foi vista coberta na fábrica).
Sobre o HB20, a Hyundai diz que o carro não deverá mudar muito em relação aos protótipos vistos em Piracicaba. O que está sendo definido agora, além do pacote de equipamentos de série e do que será opcional, são as cores de pintura da carroceria. Na linha de montagem se via várias: do tradicional trio prata, preto e branco ao vermelho das fotos, tons de azul, cinza e verde. A empresa fez questão de ressaltar que o que estava na linha -também vetada para fotos- não era produto de venda, apenas de teste.
hyundai hb20 (Foto: Divulgação) Foco no GolApesar de o segmento de carros de entrada ser bastante concorrido, a empresa mirou principalmente no Volkswagen Gol, o carro mais vendido no país há 25 anos. Foi ele o automóvel citado quando os executivos foram questionados sobre em qual faixa de preço, entre as dos concorrentes, o HB20 se encaixaria. O Gol, que acaba de passar por uma reestilização, será vendido a partir de R$ 27.990. A Hyundai, claro, deverá guardar segredo sobre os preços do seu hatch ao menos até o início de setembro, quando vai apresentá-lo devidamente à imprensa.
A meta é vender 25 mil unidades até o fim do ano. Haverá pré-venda logo no começo de outubro, com o carro já à mostra nas lojas. A montadora sul-coreana acredita que a versão 1.6 deverá ter mais saída, baseando-se na constante queda da participação de motores 1.0 no mercado, vista nos últimos anos.
hyundai hb20 (Foto: Divulgação) Por dentroO modelo sem camuflagem do HB20 foi visto em uma sala com luzes coloridas e revestida de tecidos pretos, ou seja, não pôde ser examinado à luz do dia. Fotos do interior também foram proibidas.
A versão parecia ser topo de linha, aparentemente reunindo todos os equipamentos que o hatch terá -de série ou como opcionais. Estavam lá ar-condicionado, computador de bordo, rádio, direção hidráulica com volante revestido em couro e com controle de som, ajuste elétrico dos retrovisores externos -esses com repetidores de seta-, entrada para USB e iPod que poderão ficar devidamente escondidos em um console com tampa, câmbio automático de quatro marchas, vidros elétricos inclusive traseiros, porta-revistas nas costas dos bancos da frente, 2 apoios de cabeça reguláveis nos bancos de trás, faróis de milha, sensor de estacionamento traseiro e abertura interna do porta-malas. Este aparentava ter capacidade inferior à de Gol e Uno, mas nenhuma medida foi divulgada.
O display do rádio era verde, saindo do azul típico dos painéis da Hyundai - aparecia apenas no odômetro e no conta-giros, iguais aos do Elantra, mas sem detalhes cromados. O desenho da parte superior do painel lembra mais o de outro sedã da marca, o Azera, ou o do Veloster, modelo que também caiu nas graças de consumidores brasileiros, com saídas de ar mais compridas, acompanhando as linhas.
O plástico rígido predomina no painel e nas portas, mas é de toque agradável (na sala, os jornalistas tiveram de usar luvas, mas na pista foi possível ter um contato melhor). Assim como o tecido dos bancos. Enquanto o preto é a cor principal, o teto é um cinza claro, os bancos, cinza escuro.
O volante possui ajuste de altura e profundidade, o que conta como uma vantagem em relação a boa parte dos concorrentes. O freio de mão divide espaço com um porta-copos, o que o deixa mais perto do banco do motorista, mas não chega a incomodar - pelo menos quando se precisa dele só para sair ou parar o carro, pois, na pista, não havia possibilidade de encarar uma rampa.

hb20 na pista (Foto: Divulgação) Impressões (bem curtas) na pista
A montadora disponibilizou carros nas 3 versões para um curto percurso na pista de testes da fábrica. Eram duas retas longas e quatro curvas principais em um trajeto totalmente plano e com asfalto perfeito -a parte da pista que oferece pisos diferentes estava fechada. Não era  permitido mais de um carro no circuito ao mesmo tempo. Como nesse contexto qualquer veículo tem a obrigação de ir bem, as primeiras impressões ao volante do HB20 foram positivas.
O 1.0 conta com motor de 3 cilindros, o mesmo que equipa o Kia Picanto, o que lhe deixa com mais vibração e um barulho mais forte nas acelerações. O som vaza na cabine, mas não chega a ser um grande incômodo -e há que se considerar o barulho da camuflagem sobre o carro.
hyundai hb20 (Foto: Divulgação) A potência desse motor no HB20 não foi revelada: a Hyundai limita-se a dizer que é 5% maior que a dos motores de 4 cilindros da concorrência -para efeito de comparação, o Gol 1.0 tem 76 cavalos quando abastecido com etanol, mesmo combustível usado nos carros testados; no Picanto, o motor tem 80 cv.
Acelerando na reta, com três pessoas a bordo, o bloco responde bem, chegando sem muito reclamar a pouco mais de 120 km/h. O 1.6, de 4 cilindros, mesmo bloco que há sob o capô do Kia Soul e do Kia Cerato, como esperado, demonstra mais fôlego. Combina mais com o câmbio manual, de engates fáceis e precisos, do que com o automático. Este bem que poderia ser o do Soul e do Cerato, de 6 marchas, mas aí é sonhar alto -e caro demais para o segmento. A Hyundai diz que vai esperar para ver aceitação dessa versão pelo consumidor brasileiro para considerar se evolui, pelo menos, para a transmissão de 5 marchas.
Vale destacar a boa empunhadura do volante e a experiência de dar uma volta também no banco de trás, o que demonstrou que o espaço interno do hatch é bom. Duas pessoas vão confortáveis - os joelhos, para quem não é muito alto, não chegam a encostar no banco ajustado para um motorista de mais de 1,70 m. Os vidros traseiros têm pouca altura: em função das linhas laterais do carro, são mais estreitos que os de motorista e passageiro. Os cintos traseiros são de 3 pontos e retráteis nas laterais e de 2 pontos no meio.
Considerando a experiência inicial a bordo e diante do primeiro 'popular' da Hyundai no Brasil, fica a promessa de mexer com um segmento com muitos nomes de peso, e que ganhará outro novato neste ano, o Toyota Etios. Se o "barulho" será suficiente para balançar a briga Gol x Uno futuramente, só o tempo, os preços e o pós-venda da Hyundai dirão. A montadora promete excelência no serviço ao cliente.
hyundai hb20 (Foto: Divulgação)

Troller produz versão policial do T4

Com o objetivo de ser um veículo destinado ao patrulhamento, a nova versão policial do T4 foi apresentada pela Troller nesta sexta-feira (20). O jipe será exposto pela empresa na Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg)  2012, de 22 a 24 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O T4 já é utilizado em frotas oficiais de Polícia Rodoviária Federal, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Ceará e Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo.
Versão policial do Troller T4 (Foto: Divulgação) Segundo a marca, a nova versão tem resistência para enfrentar terrenos de difícil acesso, sem perder as características de rodagem em vias pavimentadas. A versão policial vem equipada com protetor metálico nas lanternas traseiras, quebra-mato dianteiro com suporte para guincho, engate para reboque traseiro, bagageiro metálico, sinalizador visual e strobo com LEDs, sinalizador acústico e rádio VHF.
Troller T4 ganhou acessórios para fazer patrulhamento (Foto: Divulgação)Além disso, mantém os equipamentos tradicionais do modelo 2013; direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, santantônio, rodas de alumínio, pneus todo-terreno 255/75 R15 e capota rígida removível. O motor é um 3.2 litros, com injeção eletrônica, que gera 165 cavalos de potência e 38,75 kgfm. Com tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante, roda livre e freio a disco nas quatro rodas, a marca informa que o  T4 tem capacidade para rodar em até 800 mm de profundidade na água, com snorkel de série.

sábado, 21 de julho de 2012

Punto reestilizado chega a partir de R$ 38.570

Quando foi anunciado que o Fiat Punto seria reestilizado (deixando o seu visual próximo do Punto EVO europeu) para a linha 2013, havia a curiosidade de saber como iria ficar o modelo brasileiro. Afinal, o hatch sempre foi reconhecido pelo seu estilo arrojado. E a mudança do modelo italiano não agradou a todos, pelo visual um tanto carregado da dianteira.
A versão brasileira, contudo, apresenta um visual mais equilibrado. As reformas atingiram toda a linha, composta pelas versões “normais” Attractive, Essence e Sporting, que têm motores que variam do 1.4 Fire EVO de 88 cv (etanol), novidade na linha que equipa o Punto Attractive, até o 1.8 16V E.Torq de 132 cv (etanol) do Sporting. Soma-se a elas a versão T-Jet, com apelo visual e desempenho de esportivo.
FiatFiatOs preços variam de R$ 38.570 na versão Attractive 1.4 (que ganhou o motor Evo de 88 cv) e chega até R$ 46.400 na Sporting 1.8 16V – há também a Essence 1.6 16V. O topo de linha T-Jet ficou R$ 2.000 mais barata e agora sai por R$ 55.740 (veja a tabela de preços completa no fim da página). Todas as versões do hatch são equipadas com airbag duplo e freios ABS de série. A versão T-Jet, mais completa, engloba todos os itens de série do Punto Sporting, como airbag duplo, freios ABS e ar-condicionado, mais vidros traseiros elétricos, bancos esportivos, conjunto de mostradores com visual exclusivo, volante de base achatada, rodas aro 17 polegadas e sistema de som com subwoofer.
Essa variedade de versões e preços fazem com que o Punto seja capaz de brigar em uma ampla faixa de preço. Renovado, ele tem a missão de melhorar sua atual 22ª colocação no ranking de vendas de carros no Brasil (dados da Fenabrave).
FiatAs mudanças mais aparentes do Punto são vistas nos novos faróis e lanternas iluminadas por leds, e somam-se às leves alterações estéticas na carroceria, como a adoção do “bigode” cromado na dianteira). O resultado ficou bom nas versões normais, mas a Fiat caprichou mais na T-Jet, que oferece características exclusivas.
O esportivo perdeu os apliques de plástico nos arcos de roda que davam ao carro um inexplicável apelo lameiro. O para-choque dianteiro ficou (bem) mais agressivo, com entradas de ar nas extremidades. Tem ainda os para-lamas mais parrudos, o adesivo alusivo à versão na lateral, pinças de freio pintadas em vermelho e para-choque traseiro com luzes de ré na parte inferior.
FiatO hatch da Fiat não ganhou novidades apenas no visual. Estreia na linha o câmbio Dualogic Plus, evolução do automatizado já presente na linha e lançado juntamente com o Bravo 2013. Dotado de novas funções como auxílio de partida em ladeiras e um sistema que aborta a troca para uma marcha mais alta em caso de necessidade de retomada de velocidade. Na avaliação do novo câmbio é nítido o avanço em relação ao modelo anterior. As trocas são mais suaves, mas ainda assim perceptíveis. A solução mais eficiente – e cara – seria utilizar a versão de dupla embreagem desse câmbio.
FiatNo T-Jet, a principal novidade é o sistema DNA, que atua diretamente na centralina do motor, altera a relação entre a posição do pedal do acelerador e a abertura das borboletas. A sigla vem das iniciais de Dinâmico, Normal e Autonomia. Em termos práticos, no modo Dinâmico, o acelerador fica mais sensível, o que dota o carro de reações mais rápidas. O Normal seria um meio-termo nesse quesito, enquanto o Autonomia deixa as reações do Punto mais graduais. Esse comportamento pode ser selecionado por meio de uma chave localizada ao lado do câmbio e também altera as informações mostradas no painel. Enquanto o Dinâmico sinaliza a pressão do turbo por meio de barras, o Autonomia mostra um econômetro digital e indica a melhor hora de trocar de marcha.
FiatA linha também ganhou um interior mais refinado. A ideia é passar a sensação de sofisticação necessária para encarar rivais mais modernos, como o Ford New Fiesta e o recém-chegado Chevrolet Sonic.
Confira a tabela de preços completa:
Fiat Punto Attractive 1.4: R$ 38.570
Fiat Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Fiat Punto Essence Dualogic 1.6 16V: R$ 44.140
Fiat Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
Fiat Punto Sporting Dualogic 1.8 16V: R$ 48.770
Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740