quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mazda confirma retorno ao Brasil em 2013.

O Salão de Tóquio deu início à sua 42ª edição nesta quarta-feira (30) com coletiva de imprensa da Mazda, que confirmou que voltará a comercializar seus veículos no Brasil, mercado do qual está ausente desde 1998, quando atuava como importadora. O modelo, ainda não definido, virá da nova planta da marca, que está sendo construída no México e começa a operar em 2012. A estreia do carro no Brasil, que chegará sem carregar imposto de importação, será no início de 2013, disse ao G1 Kotaro Minagawa, do departamento de planejamento global da montadora japonesa.
Veja fotos do Salão de Tóquio
Mazda Takeri (Foto: Luciana de Oliveira) Uma das principais novidades da Mazda no Salão de Tóquio é o conceito Takeri, que apresenta a tecnologia SkyActiv. Segundo a empresa, apenas maçanetas, rodas e retrovisores vão mudar na versão de produção, que substituirá o Mazda 6 por volta de meados de 2013.
Mazda CX-5 (Foto: Luciana de Oliveira) A tecnologia SkyActiv, no entanto, será usada pela primeira vez num modelo de produção no crossover CX-5, também apresentado pela montadora no evento, que começa a ser vendido em mercados internacionais no próximo ano.
Minagawa diz que a Mazda deverá lançar seu primeiro carro híbrido em 2013.
Mazda Takeri (Foto: Luciana de Oliveira)

Volkswagen apresenta o conceito Cross Coupé no Salão de Tóquio

Fabricante alemã revela ao público a nova plataforma MQB, do futuro Golf.
Modelo híbrido tem autonomia total para rodar 855 quilômetros, diz VW.

A Volkswagen trouxe uma surpresa ao Salão de Tóquio, que abriu as portas para a imprensa nesta quarta-feira (30). A montadora revelou o conceito Cross Coupé, um crossover para quatro pessoas que “rouba” linhas de cupês e SUVs. Com esta apresentação, pela primeira vez a fabricante alemã revela ao público a nova plataforma MQB — a mesma que será utilizada na próxima geração do Golf e abrangerá também modelos da marca Audi.
O Cross Coupé tem 4,34 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,52 m de altura e fica entre o Golf atual e o SUV Tiguan. No entanto,a distância entre-eixos mede 2,63 m, maior do que os dois modelos.
VW traz com o Cross Coupé a plataforma que será base para a nova geração do Golf (Foto: Toru YAMANAKA/AFP) De acordo com a Volkswagen, apesar do aspecto esportivo, o modelo é um off-road. O conceito possui motorização híbrida que une um motor turbo TSI, com injeção direta de combustível, com dois motores elétricos, um localizado na parte frontal e outra na parte traseira, que produzem 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, e 115 cv e 18,3 kgfm de torque, respectivamente.
Combinados, a potência chega a 265 cv, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em sete segundos. A Volkswagen afirma que o consumo médio é de 37 km/l, sendo que emissões de dióxido de carbono (CO2) são de 62 g/km. A autonomia combinada é de 855 quilômetros, no entanto, o motorista pode escolher dirigir em modo híbrido ou totalmente elétrico — neste caso, a autonomia é de 45 quilômetros.
VW Cross Coupé tem espaço para quatro pessoas  (Foto: Divulgação) O Coupé Cruz também apresenta um sistema de acionamento inovador da tração nas quatro rodas, no qual o eixo traseiro é impulsionado pelo motor elétrico traseiro. Nesta situação, a potência é fornecida ao motor elétrico traseiro por um à frente, que durante esta fase atua como um gerador alimentado pelo motor TSI.
VW Cross Coupé tem 2,63 m de distância entre-eixos (Foto: Divulgação) 
VW Cross Coupé tem 2,63 m de distância entre-eixos

Honda mostra o cupê híbrido plug-in AC-X em Tóquio

Maior do que o híbrido Insight, protótipo ganha em estilo.
AC-X foi concebido pensando em um uso versátil.

A Honda apresentou no Salão de Tóquio, nesta quarta-feira (30), o protótipo AC-X, dotado de design convidativo e sistema híbrido plug-in — quando a bateria que fornece energia para o motor elétrico pode ser recarregada por uma tomada. O protótipo é muito maior do que o híbrido Insight, medindo 4,7 m de comprimento e 2,75 m de distância entre-eixos.
Presidente da Honda Motor, Takanobu Ito, apresenta o 'AC-X' no Salão de Tóquio (Foto: Toru YAMANAKA/AFP) O AC-X foi concebido pensando em um uso versátil, que garante conforto aos ocupantes tanto em deslocamentos curtos, quanto em longas viagens. Segundo a Honda, o estiloso cupê de quatro portas pode funcionar no modo “engine drive mode”, para uma condução mais ousada, ou no “automatic drive mode”, onde a comodidade é priorizada.
Honda AC-X Concept (Foto: Divulgação)Ele é equipado com motor a gasolina 1.6 de 127 cv e um motor elétrico de 161 cv. A Honda diz que carro-conceito pode rodar somente com eletricidade por 50 quilômetros e atingir velocidade máxima de 100 km/h. A faixa de ciclo combinado, no entanto, é superior a 1 mil quilômetros.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O novo Safety-Car

O novo Mercedes-Benz SLS AMG Gullwing foi apresentado oficialmente como o novo Safety-Car da Fórmula-1.

"Asas de Gaivota"

Este raro modelo com "Asas de Gaivota" vai substituir o SL 63 AMG Roadster, que desempenhou a função de carro de segurança nas últimas duas temporadas.

Equipado com propulsor V8 de 578 cavalos e transmissão automática de dupla embreagem com sete velocidades, o carro é capaz de atingir 315 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

No mais, foram instalados retrovisores em fibra de carbono, luzes de sinalização no topo, placa com 700 luzes de LEDs, telas que mostram algumas cenas da corrida, rádio de comunicação e um sistema que indica as sinalizações da pista no painel de instrumentos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DO AUTOMÓVEL.


O primeiro carro
Trator de Artilharia de Nicolas Joseph Cugnot
Trator de Artilharia de Nicolas Joseph Cugnot, considerado o primeiro veículo de autopropulsão construído pelo homem, por volta de 1770.
Chegava a alcançar uma velocidade de 5 a 6 km/h e não possuía freios. Este veículo está em exposição no "Conservatoire des Arts et Métiers".

Veículo a vapor de Bordino
Veículo a vapor de Bordino, construído no Arsenal de Turim, em 1854. Consumia 30 kg de carvão por hora. O motor de 1 cilindro horizontal permitia uma velocidade e 8 km no plano.

O
O "Velo" primeiro veículo Benz, patenteado em 1886. Tinha motor monocilíndrico horizontal de 980cc e desenvolvia 0,9 cv a 500 rpm. Pesava 230kg e sua velocidade máxima era de 15 km/h.

Peugeot 1892 vis-a-vis
Peugeot 1892 vis-a-vis com motor de duplos cilindros de 1.056cc, potência de 8HP e velocidade máxima de 35km/h.

Peugeot 1892 vis-a-vis
 Bernardi 1896. Este carro tinha motor de um cilindro, horizontal, com 624 cm3, capaz de desenvolver 4HP a 800 rpm, ignição com rede de platina, embreagem com cabo metálico em espiral, caixa de câmbio de 3 velocidades e transmissão com corrente. Bernardi construiu o primeiro carro italiano com motor a explosão em 1894.

Bersey Eletric Car de 1897
Bersey Eletric Car de 1897, fabricado pela fábrica inglesa Bersey, era acionado por dois motores elétricos, com transmissão de corrente.

Opel 1898
Opel 1898, 4 HP, motor de um cilindro refrigerado à água, transmissão por corrente, duas velocidades e marcha à ré, velocidade de 15 a 20 km/h.

Quadriciclo Perfecta de 189
Quadriciclo Perfecta de 1898, construído pela fábrica francesa Chenard & Walcker

Fiat de 1899
Fiat de 1899, com motor de 600cc, 3,5 HP, montado horizontalmente na traseira e era refrigerado a água. Ignição era por bateria e bobina. Tinha três velocidades. A transmissão era por uma corrente e diferencial, e tinha embreagem de couro.

Baker elétrico de 1899
Baker elétrico de 1899, um dos primeiros modelos da fábrica americana, conservado no Auto-Aviation Museum de Cleveland (Ohio).

Renault Coupe 1899
Renault Coupe 1899, o primeiro carro do mundo totalmente fechado. Tinha motor "De Dion", refrigerado a água de 3 1/2HP.

Dog-Cart 1901
Dog-Cart 1901, da fábrica escocesa Arrol-Johnston, com motor de dois cilindros e ignição com magneto e baixa tensão, 10 HP.

Mercedes 1901
Mercedes 1901. O primeiro Mercedes. Motor de quatro cilindros em linha e 6 litros de capacidade, radiador em forma de colméia, ignição por magneto e 35HP.

Desta idéia nasceu a Cadillac Automobile Company
Desta idéia nasceu a Cadillac Automobile Company
Um carro com um motor projetado por Henry Leland, da Detroit Automobile Company. Desta idéia nasceu a Cadillac Automobile Company, que tomou o nome do explorador francês Antoine de la Mothe Cadillac, fundador de Detroit.

Ford modelo
Ford modelo "B" de 1904.

Buick modelo
Buick modelo "C" de 1905. Tinha motor plano de 2 cilindros, 22 HP, duas velocidades e marcha à ré.

Ford modelo
Ford modelo "C" de 1905, de dois ou quatro lugares. A parte traseira da carroceria é destacável ao longo da junção inclinada.

Cadillac 1906
Cadillac 1906, um carro monocilíndrico do qual se construíram 16.126 unidades em seis anos.

Maxwell 1906
Maxwell 1906. Seu fabricante produziu carros de 1903 a 1923. Posteriormente foi comprada por Walter P. Chrysler.

Vauxhall de 1906
Vauxhall de 1906
O chofer deste Vauxhall de 1906 tinha de sentar-se na parte de cima (e na traseira) do veículo, como faziam habitualmente os cocheiros das caleches

Ford modelo
Ford modelo "R" de 1907, versão luxuosa do modelo "N".

Rambler modelo
Rambler modelo "24" de 1907

Carro de corrida Austin 1908
Carro de corrida Austin 1908. Tinha motor de 6 cilindros, 9,7 litros e 60HP.

Rolls Royce Silver Ghost 1909
Rolls Royce Silver Ghost 1909, com motor de 6 cilindros, 7.046 cc e 40-50HP.

Veículo Benz 1910
Veículo Benz 1910, com motor dianteiro de quatro cilindros, veículo que se encontra no Museu de Caramulo em Portugal.

Isota Fraschini 1911, modelo B 28, de 35 HP
Isota Fraschini 1911, modelo B 28, de 35 HP, motor à frente, com quatro cilindros (dois de cada lado). Ignição por magneto de alta tensão. 30 HP a 1.000 rpm. Embreagem cônica de couro. Quatro velocidades para frente e ré. Transmissão por correntes. Peso 1.110kg.


Renault 1911 de 14 HP e vários bancos.


O primeiro Chevrolet construído em 1912. Louis Chevrolet, um famoso piloto de corridas nos primeiros anos do século, foi convencido por W.C. Durant a idealizar um novo motor. Desta sociedade nasceu a Chevrolet.

Delahaye 1912
Delahaye 1912. Este carro tinha 10-12HP, 1.593cc, quatro cilindros, magneto de alta tensão. Sua carroceria era feita de madeira.


Arrol 1912, escocês, construído pela fábrica Arrol-Johnston, era equipado com motor de quatro ou seis cilindros, com 23,9 ou 11,9HP.

Hispano Suiza 1912
Hispano Suiza 1912, 3.615cc e 15,9HP.

Renault 1913
Renault 1913, tipo AX, com dois lugares, motor de cilindros duplos e 1.205cc. Sua velocidade era de 64 km/h.

Abadal 1914
Abadal 1914. Veículo fabricado na Espanha e que atualmente se encontra no museu de Caramulo em Portugal. Tinha motor de 4 cilindros 3,6 litros ou 6 cilindros de 4,5 litros.

Chevrolet Royal Mail H2 de 1915
Chevrolet Royal Mail H2 de 1915, um quatro cilindros com válvulas na cabeça, o primeiro grande sucesso da Chevrolet.

Rauch & Lang Eletric de 1915
Rauch & Lang Eletric de 1915, carro elétrico construído entre 1905 e 1928. Pouquíssimas unidades foram produzidas, principalmente após 1915.

Daniels model C 1919
Daniels model C 1919, tinha motor de oito cilindros e desenvolvia 45HP. Era vendido na época por $ 3.750,00 dólares.

Benz Sport tipo 6/18 PS, de 1921
Benz Sport tipo 6/18 PS, de 1921, um quatro cilindros de 1.570cc, que atingia 90 km/h

Chevrolet Superior 1923
Chevrolet Superior 1923, com motor quatro cilindros de 135 polegadas cúbicas e 22HP. Aproximadamente 500.000 veículos foram construídos neste ano.

Cadillac 1924 V-63
Cadillac 1924 V-63, tinha motor de 8 cilindros, de 314.5 polegadas cúbicas e 80HP. O V-63 também tinha freios nas quatro rodas.

Chrysler 1924
Chrysler 1924, com freios hidráulicos nas quatro rodas e motor de 6 cilindros de alta compressão (4.7:1).

Chrysler B-70 de 1925
Chrysler B-70 de 1925, com motor de 6 cilindros em linha e 68HP, com taxa de compressão de 4,7:1

LaSalle 1927
LaSalle 1927LaSalle 1927, com motor V-8 de 303 polegadas cúbicas e 75HP, criado por Harley Earl. Era um modelo da GM intemediário entre Cadillac e Buick.

Packard 1929
Packard 1929, modelo Phaeton com dois pára-brisas, motor de 8 cilindros em linha, 385 polegadas cubicas e 105HP.

Cord 1930
Cord 1930, com motor de 8 cilindros em linha, 299 polegadas cúbicas e 125HP. Modelo com dois pára-brisas.

Hudson 1932 Special Coupe
Hudson 1932 Special Coupe, com motor de 8 cilindros em linha, 254 polegadas cúbicas e 101HP.

Studebaker President, 1932
Studebaker President, 1932, roadster conversível com motor de 8 cilindros em linha, 337 polegadas cúbicas e 122HP.

Willys 1937, Coupe Deluxe
Willys 1937, Coupe Deluxe, com motor de 48HP. Era vendido na época por $499-$599 (dólares).

Lincoln Continental 1942
Lincoln Continental 1942, com motor V-12 de 305 polegadas cúbicas e 130HP. Apenas 200 unidades do Club Coupe foram produzidas neste ano, ao preço de $3.000 (dólares).

Mercury 1946
Mercury 1946, com motor V-8 de 239.4 polegadas cúbicas e 100HP.

Chrysler Town e Country 1947
Chrysler Town e Country 1947, com motor de 8 cilindros e 135HP.

Kaiser Pinconning Special Sedan 1947
Kaiser Pinconning Special Sedan 1947, utilizava motor Kaiser-Fazer de 112HP.

Packard Custom Super Clipper 1947
Packard Custom Super Clipper 1947, fastback com dois tons de cor, utilizava motor de 356 polegadas cúbicas e 165HP.

Chrysler New Yorker 1947
Chrysler New Yorker 1947, modelo business coupe de três passageiros, foi produzido de 1946 a 1949.

Cadillac 1949
Cadillac 1949, utilizava motor V-8 de 331 polegadas cúbicas e 160HP.

Oldsmobile Conversível, com motor Rocket V-8 de 135HP.

Packard 1951
Packard 1951 com motor de oito cilindros em linha, 327 polegadas cúbicas e 155HP.

Plymouth Belvedere Cranbrook 1951
Plymouth Belvedere Cranbrook 1951 o primeiro hardtop lançado pela Plymouth, com motor de 6 cilindros, 217 polegadas cúbicas e 97HP.

Nash Metropolitan 1954
Nash Metropolitan 1954, ragtop, com motor de 4 cilindros.

Mercury Montclair 1955
Mercury Montclair 1955, com motor V-8 de 292 polegadas cúbicas e 188HP, apenas 10.668 foram construídos.

Willys Bermuda 1955
Willys Bermuda 1955, hardtop, com motor de 6 cilindros de 226 polegadas cúbicas. Foram construídos apenas 2.215 unidades.

    
1960 Joagar
Pick Up construída por Joaquim Garcia no ano de 1960. Tinha freios hidráulicos nas quatro rodas e motor de quatro cilindros opostos, com comando de válvulas no cabeçote, refrigerado a ar. Sua velocidade máxima era de 95km/h e seu consumo apenas 16km/l

 
 1963 Democrata
 

  1963 FUSCA "4 PORTAS"
Construído por Pedro Bertolozzi Romeli. A alavanca de câmbio era incorporada na coluna de direção. Tinha bancos inteiriços e alavanca de freios de estacionamento sob o painel.
 
http://www.carroantigo.com/imagens/carros_no_cinema_tv/HERBIE.jpg 
Carro: VW 1963 Ragtop Sedan


 
 1966 BELCAR 2 PORTAS

 1969 - BELINA 4 PORTAS
 
           
1969 FORD GALAXIE AMBULÂNCIA

 1970 AERO- WILLYS/ITAMARATY

  
1971 Puma P8
 
 1971 FEI-X3 (LAVÍNIA)

 1972 Chevrolet Opala

  
1974 CHEVROLET CHEVETTE "MONZA"





gol gti 89 1g História: Volkswagen Gol
 BX começou a nascer em maio de 1976

 
1978 AVALLONE 6R

 
1978 CHEVROLET CHEVETTE S/R

 
1979 CHEVROLET DIPLOMAT  
                                                         
 
    1983 VOLKSWAGEN VOYAGE TECNO

1984 VOLKSWAGEN SANTANA 

 

1985 FORD DEL REY


Um automóvel (do grego auto (por si próprio) e do latim mobilis (mobilidade), como referência a um objecto responsável pela sua própria locomoção).
É um veículo motorizado, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria.
A definição abrange a todos os veículos com autopropulsão movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogênio, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível, comburente e calor que provoque a combustão interna, ou híbrido, ou ainda os veículos terrestres que se locomovam por meio de motores elétricos ou a vapor com a finalidade de transporte de passageiros e carga.




Ford-T, o primeiro veículo automotivo a ser produzido em série

O automóvel dos dias de hoje dispõe, tipicamente, de um motor de combustão interna, de dois ou quatro tempos, propulsionado a gasolina,diesel ou álcool. No entanto, a sua constituição deve a inúmeras invenções em várias artes e ciências, como a física, matemática, design, etc.
No contexto legal, a circulação automóvel encontra-se definida pelo código de estrada que pode variar entre países. Por exemplo, no Brasil, o automóvel encontra-se definido no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro como um veículo de transporte até 8 passageiros, excluído o condutor e cujo peso não exceda 3500 kg.

Curiosidades

A palavra "automóvel" surgiu na França em 1875 e vem do grego autos, que significa "por si só" e do latim mobilis, que quer dizer "móvel".
Em 1876, o engenheiro alemão Nikolaus August Otto desenvolveu o motor a explosão para álcool, gasolina ou gás, que substituiu os motores à vapor usados até então nas primeiras experiências na construção de automóveis.
Em 1893, em São Paulo, pela primeira vez um carro circulava no Brasil. Guiando o veículo estava Henrique Santos Dumont (irmão de Alberto Santos Dumont, inventor do avião).
O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil foi em 1897, quando o poeta Olavo Bilac colidiu com uma árvore. Se ele se feriu ninguém sabe, mas com certeza sobreviveu uma vez que veio a falecer apenas em 1918.
Alguns fabricantes de veículos e vários borracheiros de todo o país recomendam a troca de pneus de um carro a cada 30.000 Km. Acha pouco? Saiba então que os primeiros pneus de borracha a serem usados em carros em 1895, adaptação dos pneus antes usados em bicicletas pelo francês Edouard Michelin, duravam em média 150 Km.
Utilizando um motor de origem francesa, o inventor paulistano Paulo Bonadei foi o primeiro a montar um carro no Brasil. O veículo ficou pronto em 1905, quando Paulo percebeu um "pequeno" detalhe: o protótipo era maior que a porta da garagem, que teve de ser alargada.
O Fusca, o Volkswagen ("carro do povo", em alemão) é o modelo de carro mais popular de todos os tempos. Foi projetado por Ferdinand Porsche e imediatamente aprovado por Adolf Hitler, que utilizou variações do modelo para fins militares, inclusive durante a II Guerra Mundial. Sua fabricação no Brasil começou em 1959 e parou em 1986. A pedido do então presidente Itamar Franco, o Fusca voltou a ser produzido em 1994. Além de sair da fábrica com um preço muito semelhante ao Gol 1000 ou qualquer outro "popular" da época, sua montagem era bem mais complicada, uma vez que tinha praticamente o dobro de peças comparado a um carro moderno. Parou novamente de ser fabricado em 1996.
Com o avanço da velocidade dos carros fabricados à partir da década de 50 ao número de acidentes aumentou muito em relação a períodos anteriores. Em 1958 foi fabricado o primeiro automóvel americano com cintos de segurança: o Chevrolet Corvette. No Brasil este item importantíssimo foi considerado obrigatório a partir de 1969.
O primeiro automóvel a circular fora do planeta Terra foi um jipe de seis rodas e motor elétrico usado pela Missão Apolo 15 em 1971, "aqui pertinho" na Lua.
Os primeiros fabricantes a colocarem air bags em seus carros foram a GM e a BMW, a partir de 1974. Mas desde os anos 50 já existiam carros com air bags colocados sob encomenda fora das linhas de montagem.
O primeiro carro nacional a ser vendido com injeção eletrônica no Brasil foi o Gol GTI, fabricado a partir de 1989. No entanto o primeiro carro com este recurso a ser fabricado no Brasil foi o Fox (Voyage para exportação) em 1988. Hoje todos os modelos brasileiros saem de fabrica com esta característica.
O Sedã Pronto Spyder, mostrado no Salão do Automóvel de Detroit em 1997, nunca enfrentará problemas com a ferrugem pois sua carroceria é feita de polietileno, o mesmo material usado em garrafas de refrigerante